terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A cozinha ideal

Quando falamos de cozinha logo nos vem inúmeras receitas, cheiros e sabores na cabeça. Uma refeição bem preparada -quer seja através de uma receita pronta ou uma nova experiência culinária- faz toda a diferença.

A cozinha em que preparamos os alimentos tem influência direta no resultado final. A distância entre a cebola dourando no fogão e o alho que você vai buscar na geladeira, por exemplo, pode determinar o ponto de cozimento, tudo tem que estar a mão.
Através de diversos estudos de possibilidades convencionou-se que a melhor cozinha é aquela configurada na forma de 'U', onde em um dos lados fica a geladeira (de onde retira-se os alimentos que serão utilizados), no meio está a pia (onde os alimentos serão preparados) e do outro lado fica o forno/fogão (onde eles serão finalizados).
Outra vantagem dessa configuração é da geladeira não ficar muito próxima ao fogão, evitando o contato frio/calor que pode danificá-los.

Se na sua casa não é possível que a cozinha seja em 'U', adote pelo menos esta sequência de geladeira+pia+fogão. A locomoção no espaço fluirá melhor e você pode se concentrar mais no ato culinário.Neste croqui que fiz para ilustrar a 'cozinha U' aproveitei para mostrar uma divisão geral de armários.
Próximo à geladeira fica a despensa, concentrando todo o armazenamento de alimentos. Perto da pia ficam as louças e talheres. Entre a pia e o fogão ficam as panelas, vasilhas, formas. E perto do fogão ficam os utensílios utilizados e uma área na bancada para preparo e suporte dos alimentos. Num espaço grande ainda é possível reservar um armário para os materiais de limpeza utilizados na cozinha.

Por último mas não menos importante: não esqueça de ter sempre duas lixeiras na cozinha, uma para o lixo orgânico e outra para o lixo reciclável. Se a sua cidade/bairro/condomínio não faz coleta de lixo reciclável, alguns supermercados tem grandes lixeiras nos estacionamentos que servem para isso. Essas lixeiras também tem compartimento para o descarte de óleo de cozinha usado. Coloque-o num vidro fechado, separe o lixo reciclável e leve até lá!

3 comentários:

Getulio Guerra disse...

isso de posicionamento evita d'eu queimar o alho do feijão né? :)

Anônimo disse...

Gostei da explicação bem clara. Quero reformar minha cozinha e vou tomar essa como modelo. Vai encaixar direitinho na minha. Obrigada.

Anônimo disse...

eu estou construindo e minha cozinha é em U... mas tenho dúvidas em relação às janelas.......