terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Vestir as paredes - Quadros

Uma casa reflete o estilo de viver de seu dono, suas manias, preferências, exigências e até seus sentimentos. Através dela pode-se definir -muitas vezes detalhadamente- a personalidade de quem mora ali, até mesmo não conhecendo a pessoa.

As paredes dos ambientes são um dos locais onde encontramos muitas informações que refletem a pessoa que ali vive.
Alguns gostam de armários e prateleiras, otimizando o espaço para armazenar objetos, outros preferem as paredes lisas, ulitizando apenas as cores para dar vida a elas, e há ainda os que são adeptos das molduras, quadros e fotografias.
Essa última opção é a que mais revela o íntimo dos moradores. Afinal, ninguém insere uma fotografia ou um quadro na parede do qual não goste ou que não tenha uma boa história pra contar aos visitantes e relembrar toda vez que percebe a imagem.

O porém é que os quadros custam caro e algumas pessoas não possuem fotografias legais a ponto de emoldurá-las. É aí que entra a opção das reproduções -cada vez mais facilitadas através da internet- onde você pode escolher entre uma obra de arte do seu artista favorito, uma linda fotografia, o pôster de um filme ou o cartaz de uma propaganda antiga para ilustrar seu cotidiano.

Aqui temos algumas dicas de sites com diversas imagens. É importante observar que a maioria deles vendem as imagens, mas o tamanho de vizualização que ele oferece é suficiente para impressão em tamanhos A4 e A5, sem precisar comprá-las. Assim é só você salvar a imagem escolhida e levar a uma gráfica para impressão.

All Posters - poster de filmes, propagandas, pin ups, carros, etc
BareWalls - obras de grandes pintores, fotografias de músicos famosos, revistas, etc
sxc.hu - imagens diversas divididas por temas (fazendo um rápido cadastro este site permite baixar as imagens em alta definição, permitindo imprimir em tamanhos maiores)
Vintage Photo - fotografias antigas
Alberto Cerriteno - desenhos de Alberto Cerriteno
Marcelo Min - fotografias de Marcelo Min


Isso feito é hora de escolher a moldura ideal. Sou adepta das molduras lisas e simples, para que a imagem obtenha mais destaque. A cor dela vai depender da cor da parede, dos móveis e objetos do ambiente. Se você não quiser errar, prefira o branco ou preto, ou uma cor da mesma escala cromática do ambiente ou da imagem.
O custo dos quadros montados por você mesmo é baixo e o efeito que eles criam é muito atraente.

Num próximo post falaremos de algumas composições possíveis entre quadros de tamanhos ou estilos diferentes na mesma parede.

Um comentário:

Getulio Guerra disse...

hoje não porque tô cansado (11 e 12/3) mas outra hora volto e vou fuçar nesses links :) tá chegando a hora de usar as suas dicas \o/